Intestino e depressão: uma questão de limpeza

Início / Blog / Intestino e depressão: uma questão de limpeza

Você sabia que o principal órgão do nosso corpo que tem a ver com a nossa saúde tanto física quanto emocional é o intestino? Recentemente o médico americano Michael D. Gershon, da Universidade de Columbia, em Nova York, confirmou que o órgão tem um sistema nervoso autônomo com uma vasta rede de 100 milhões de neurônios e neurotransmissores.

90% de toda a serotonina é produzida lá, nos intestinos. Também é nos intestinos que nós produzimos 80% de todo o nosso potencial imunitário, para além do hormônio do crescimento.

Então, uma conclusão direta é: trate bem do seu intestino, alimente-se saudavelmente que você terá saúde tanto emocional quanto física.

Uma noite mal dormida, excesso de bebida, fumo e muito açúcar podem interferir no funcionamento do intestino, já que estes fatores modificam o PH intestinal e aceleram o envelhecimento, a falta de vitalidade e podem ainda agravar os quadros de depressão.

Diante disso, é preciso ter uma alimentação rica em água de boa qualidade e fibras orgânicas, que ajudam na limpeza do intestino.

 

Alimentos que fazem bem ao intestino

Alimentos fundamentais para a saúde do intestino são a aveia, o inhame, o arroz integral e a linhaça.

E para aumentar os níveis cerebrais de serotonina precisamos ingerir alimentos que contenham os minerais cálcio e magnésio, os quais estimulam a produção de triptofano, o aminoácido precursor da serotonina.

Ai é que entram as boas fontes de cálcio: requeijão, queijos magros, brócolis e gergelim.

E as fontes de magnésio: tofu, soja, caju, salmão, espinafre, aveia e arroz integral.

 

Mantenha seu intestino limpo assim

  • Comendo de 8 a 10 porções de frutas por semana – escolha frutas com fibra, mas não só.
  • Grãos integrais 2 a 3 vezes por semana.
  • Alimentos que limpam o cólon e são ricos em fibras e proteínas.
  • Menos doces e gorduras.
  • Use sementes de linhaça polvilhada.
  • Fazer atividade física diária é fundamental – caminhe, pelo menos 30 minutos, ou jogue bola, ou dance, ou ande de bicicleta. Escolha o que mais gosta, e faça.
  • Beba água, chá ou suco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter!