Pilates alivia cólicas e inchaços da TPM e do período menstrual

Início / Blog / Pilates alivia cólicas e inchaços da TPM e do período menstrual

Cerca de 50% das mulheres em idade fértil sofrem de tensão pré-menstrual e de incômodos e dores durante a menstruação. Entre os sintomas mais comuns estão cólica, inchaço (principalmente nas mamas), dor de cabeça e dor na lombar.

Com base nestes dados, pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, testaram a prática de Pilates no combate a tanto mal-estar na vida da mulher. Durante quatro meses, 20 mulheres voluntárias e sedentárias praticaram Pilates duas vezes por semana. No segundo mês, relataram uma diminuição significativa dos sintomas. No final da pesquisa, todas garantiram que as dores tinham menos de 10% da intensidade do início.

Musculatura firme “segura” as cólicas…

A redução das cólicas está ligada principalmente à tonificação do abdome e da região pélvica. O Pilates trabalha diretamente essas regiões. Quando o útero se contrai na TPM e durante a menstruação para expelir o sangue, encontra músculos já firmes e naturalmente contraídos, que impedem as cólicas.

Paralelamente ao trabalho muscular, o Pilates foca bastante na respiração. Existe todo um desenvolvimento da atenção à inspiração e à expiração, para que o equilíbrio corporal seja encontrado. O efeito colateral positivo é o sumiço dos inchaços da TPM. Inala-se mais oxigênio, ele é bem distribuído pelo organismo, o sangue circula melhor. A concentração líquida nos tecidos e o inchaço diminuem.

A respiração corrigida também ajuda na liberação de hormônios do prazer e melhora aquela sensação de estar eternamente irritada no período menstrual, além de eliminar as dores de cabeça.

Quer mais uma vantagem de respirar com atenção no Pilates? A consciência corporal faz com que os músculos sejam relaxados, alongados e colocados nos eixos com naturalidade, o que aos poucos diminui as dores da lombar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x

Olá, podemos ajudar?

Deixe sua mensagem que nós retornaremos o mais breve possível.