Pilates melhora a qualidade do sono após o parto

Início / Blog / Pilates melhora a qualidade do sono após o parto

Após o parto, as mulheres passam por grandes mudanças físicas e emocionais. O sono pode ficar particularmente complicado nesta fase da vida. E a deterioração na quantidade e qualidade do sono pode ter impactos negativos sobre o aleitamento, humor materno e até sobre a interação mãe-bebê. Será que a prática de Pilates pode ser uma alternativa terapêutica para estas mulheres?

Este foi o objetivo de um estudo iraniano que distribuiu aleatoriamente 80 mulheres, que haviam dado à luz por meio de parto normal, para receberem cuidados habituais ou sessões de Pilates. Neste grupo, os exercícios começaram entre 3 e 7 dias após o parto e duraram 8 semanas. As sessões de 30 minutos foram feitas de 3 a 5 vezes por dia e incluíram no máximo 10 repetições de 13 tipos de movimentos. Os padrões de sono das participantes foram avaliados antes das sessões e após 4 e 8 semanas.

Os resultados mostram um efeito benéfico dos exercícios de Pilates sobre o sono. As mulheres do grupo Pilates apresentaram melhora subjetiva na qualidade do sono, com menos perturbação das funções diárias. Por outro lado, não foram observadas diferenças entre os 2 grupos nos quesitos duração do sono e presença de distúrbios do sono.

Segundo os autores, os resultados positivos do Pilates sobre o sono podem ser explicados tanto pela melhora física e mental, que inclui força muscular, equilíbrio e menos dor quanto pelas mudanças hormonais e bioquímicas cerebrais.

Fonte: UOL Notícias, Ciências e Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *